Mussaca

Porque viagem não é só visitar pontos turísticos, museus e fazer compras, mas também é vivenciar a cultura local, não é mesmo? E o que é mais cultural que pratos regionais? Hoje vamos falar um pouquinho de um prato gastronômico!



Mussaca (aqui normalmente falamos "mussáca", mas o correto seria "mussacá"), também conhecida como mousaka ou moussaka, é uma especialidade gastronômica do Oriente Médio, típica da culinária grega. Ela era um prato de berinjela e/ou batata nas cozinhas do antigo Império Otomano, com muitas variações locais e regionais.


O que acontece é que uma mistura de sabores fantásticos se mistura quando uma mussaca é feita perfeitamente. Nenhum outro prato no mundo combina a essência da carne moída temperada com especiarias, uma berinjela suave e a riqueza cremosa do molho bechamel. Este prato especial é encontrado em qualquer restaurante grego, é considerado um dos melhores e é o mais conhecido de todos os pratos gregos, juntamente com o gyro e o souvlaki. Ela é feita em camadas, sendo elas as da carne moída, berinjela e às vezes batatas que são cobertas com o molho Bechamel. São então assadas, sendo servidas quentes. Existem variações nesta receita básica, às vezes sem molho superior, às vezes com outros vegetais, podendo incluir, além das fatias de beringela, fatias de abobrinha salteada (courgette), fatias de batata fritas ou cogumelos salteados, além disso, a carne moída, normalmente feita de carne de vaca, pode ser substituída por carne de cordeiro.


Os gregos acreditam que a mussaca foi introduzida quando os árabes trouxeram a berinjela, embora os árabes, especialmente no Líbano, pensem que a mussaca é um prato grego. A verdade é que ninguém sabe ao certo qual é a origem da mussaca, mas há uma receita em um livro de receitas árabe do século XIII conhecida como livro de culinária de Bagdá que foi proposta por um historiador como um antepassado da mussaca.


A maioria das versões baseia-se principalmente na berinjela e nos tomates salteados, geralmente com carne moída. Mas há várias diferenças entre os outros países onde também existe mussaca. Na Turquia por exemplo, o prato não é feito em camadas, sendo comido muitas vezes com arroz, além de ter outros ingredientes, como pimentões. Outro exemplo de diferença é feita no Egito, onde geralmente é comida fria.


Visitando a Grécia, não tem como deixar de experimentar essa delícia!


Fonte da imagem: tirada por mim mesma

Quer que a gente comente sobre algum lugar? Conta pra gente!


#Gastronomia #Comida #Grécia

141 visualizações
Siga nossos canais
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

atendimento@agranderota.com.br

© 2020 AGR Agência de Viagens e Turismo Ltda

Avenida Paulista, 807 - cj 2315 - São Paulo, Brasil

CNPJ 30.517.872/0001-92