Castelo de Eltz

O castelo de Eltz, ou Burg Eltz, como é chamado localmente, está situado no vale do Eltz e sua construção foi iniciada no século IX. O castelo em si é um dos mais belos e bem preservados castelos da Alemanha, parece saído de um conto de fadas!


O castelo é de um tipo chamado Ganerbenburg, ou castelo pertencente a uma comunidade de co-herdeiros. Ele é portanto dividido em várias partes, que pertencem a diferentes famílias ou diferentes ramos de uma mesma família. Isso costumava ocorrer quando vários proprietários de um ou mais territórios desenvolviam um castelo para se abrigar. Na idade média, apenas um senhor muito rico podia construir um castelo na sua terra, muitos deles possuíam apenas uma aldeia, ou mesmo apenas uma parte de uma aldeia. Em algumas partes do Sacro Império Romano-Germânico, a lei de herança exigia que a propriedade fosse dividida entre todos os sucessores. Esses sucessores, cuja herança individual era pequena demais para construir um castelo próprio, podiam construir juntos um castelo, onde cada um possuía uma parte separada para a habitação e todos juntos compartilhavam a fortificação defensiva. No caso de Eltz, a família era composta por três ramos e o castelo existente era reforçado com três complexos separados de edifícios. Hoje as casas das famílias Rübenach e Rodendorf no castelo estão abertas ao público, enquanto o ramo Kempenich da família usa o outro terço do castelo. O público é admitido para visitação durante o verão europeu.


Entrada do castelo de Eltz

Como o castelo fica no alto de uma montanha, ele pode ser acessado de carro, ou, muito comumente, através de uma trilha de 5 Km pela bela floresta que fica em volta desde uma cidade na beira do rio Mosela. O castelo está situado dentro de um pequeno vale arborizado; e fica no meio de uma bacia, empoleirado sobre um penhasco rochoso. O rio Eltz circunda quase todo o redor do penhasco; tornando-se um ponto brilhantemente defensivo, entretanto, comum com muitos outros castelos alemães, o Burg Eltz foi projetado mais para moradia e aparência do que para a defesa: é realmente uma grande casa rural, em vez de uma antiga fortaleza medieval. No entanto, seus interiores oferecem um vislumbre interessante sobre a vida doméstica da nobreza alemã e o exterior do castelo é impressionante.



Hoje em dia, a única maneira de ver os interiores do Burg Eltz é através de uma visita guiada de 35-45 minutos que começam a cada 10-15 minutos. Infelizmente os tours são realizados em alemão, a não ser que previamente combinado, mas todos podem receber as informações por escrito em suas língua. Outra desvantagem é que a fotografia dos quartos e câmaras é estritamente proibida (com pouquíssimas exceções de alguns cômodos).



O interior do castelo de Eltz é uma combinação impressionante (e ligeiramente eclética) de mobiliário medieval autêntico e adições mais modernas. Há quase 80 quartos diferentes dentro do castelo, metade dos quais tem suas próprias lareiras. A visita serpenteia através de algumas câmaras de banquete. Há muitas curiosidades e lendas interessantes espalhadas pelo Burg Eltz. Uma capela em um dos quartos se expande para além da parede da sala - a idéia é que ninguém deveria estar acima de Deus, então algumas manobras arquitetônicas eram necessárias para evitar o fato de que havia outro quarto no piso acima... A visita termina em uma cozinha escura e fresca, onde há provas de uma geladeira medieval - um armário de cortado na fria pedra que poderia armazenar leite e queijo por mais tempo.



O Burg Eltz não é exatamente o castelo mais acessível na Alemanha, mas é de fato uma jóia escondida que merece uma visita!


Site oficial: http://burg-eltz.de


Quer que a gente comente sobre algum lugar? Conta pra gente!


#castelo #Alemanha

159 visualizações
Siga nossos canais
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

atendimento@agranderota.com.br

© 2020 AGR Agência de Viagens e Turismo Ltda

Avenida Paulista, 807 - cj 2315 - São Paulo, Brasil

CNPJ 30.517.872/0001-92