top of page

O Mercado Italiano da Filadélfia

Atualizado: 3 de fev. de 2019


A South 9th Street e o Mercado Italiano

O Mercado Italiano da Filadélfia ficou mundialmente conhecido pela clássica cena do treinamento de Rocky Balboa no primeiro filme da franquia, quando ele passava correndo cedo pela manhã pelas ruas e paisagens frias e tipicamente urbanas da Philly da segunda metade dos anos 70.



Cena do filme Rocky 2, de 1979

Mais de 40 anos passados, pouca coisa mudou no cenário daquela região fora da trilhas dos turistas na Filadélfia. O Philadelphia’s Italian Market se estende por quase 10 quadras pela South 9th Street, é o maior e mais antigo mercado de rua em atividade ininterrupta nos Estados Unidos. E a importância desse centenário mercado de rua continua igualmente inabalada: ele é o principal agente econômico daquela região da Filadélfia.




O Mercado Italiano não tem esse nome ao acaso, foi fundado por um imigrante italiano, Antonio Palumbo, nos idos dos anos 1880. Palumbo abriu uma pensão na vizinhança para abrigar outros imigrantes italianos, a comunidade cresceu e, junto com ela, os negócios começaram a prosperar na região. Rapidamente, bancas de alimentos começaram a ocupar o lado leste da South 9th Street, onde os comerciantes vendiam peixe fresco, frutas e legumes. Junto a eles, açougues começaram a oferecer cortes nobres de carne, enquanto no lado oeste da rua os empórios, queijarias, restaurantes e padarias ocuparam o lado oeste da rua.



Hoje em dia o Mercado Italiano oferece uma diversificação maior de iguarias e especialidades já que imigrantes de outras origens também se instalaram nesse espaço para tocar seus negócios, com a presença de muitos mexicanos, coreanos e vietnamitas. Junto aos remanescentes fundadores italianos, esse espaço eclético e de convivência harmoniosa oferece uma experiência única aos visitantes e clientes: diversidade e economia de base comunitária.


E se você deseja provar a especialidade da cidade da Filadélfia, o Philadelphia cheesesteak, o Mercado Italiano oferece o que há de melhor no mundo: Pat’s King of Steaks (que afirma ter sido o criador do prato) e Geno’s Steaks (que afirma ser o melhor de todos). As lanchonetes são grandes rivais na cidade, os locais têm a sua favorita, claro. Mas Stallone escolheu o Pat’s em seu filme Rocky de 1976, então a indicação aqui é: na dúvida, vai no Pat’s. Lá você encontra até uma marcação apontando o exato local onde Sylvester Stallone ficou em cena para que você tenha mais essa experiência, além de saborear a especialidade da casa. Aliás, como Pat’s atende muita gente de fora da cidade ele já deixou até um passo-a-passo de como pedir corretamente seu Philly cheesesteak: com ou sem queijo e qual queijo escolher, com ou sem cebolas.




Aproveite o Mercado Italiano, também, como ótima opção para um café-da-manhã com frutas e queijos frescos. Estenda ainda seu passeio e aproveite os restaurantes tradicionais italianos para um almoço por lá. Se você é fã de cinema e da franquia Rocky, conhecer o Mercado Italiano é uma viagem emocionante pelo tempo por essa locação “viva” dos filmes: pouca coisa mudou de 1976 para cá. E se você é amante de gastronomia e cultura local, a escolha também é certeira.


115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page